Trabalhando números decimais com material dourado, uma experiência muito interessante...
Hoje a professora Carla do quinto ano nos convidou para assistir a realização de uma atividade diferente para trabalhar números decimais, ela utilizou-se de material concreto bem atrativo e do material dourado.
A turma foi dividida em cinco grupos, e cada um escolheu um tipo de alimento para ser trabalhado e que depois seria partilhado: refrigerantes, pipoca, biscoitos...
Todos os alimentos de todos os grupos foram divididos em 10 partes iguais em copinhos e potes. Ex.: 10 copos de pipoca, 10 copos de refrigerante, 10 copos de biscoitos...
Era sorteado um grupo e este deveria retirar uma quantidade de copos dos dez que tinham, então deveriam dizer a fração correspondente ao que retiraram e como esta fração seria representada em número decimal. Ex.: Um grupo retirou dos dez copos de refrigerantes, 04 copos, então representaram a fração 4/10 e o número
0,4.
Dando continuidade ao trabalho a professora utilizou o material dourado, cada grupo tinha um jogo completo do material, então a professora sorteou uma série de números decimais e frações já preparadas em um papel os quais deveriam ser representados através do material dourado, depois, se escritos em forma de fração, deveriam ser transformados em número decimal , e todos representados através do material dourado, num número de 10 quetões, a equipe que terminasse todas as tranformações seria a vencedora.
Foi muito enriquecedor para os alunos e possibilitou também à professora, observar alunos com dificuldades.
Observei que a turma trabalhou com empenho e que a professora já havia trabalhado muito bem o conteúdo antes de realizar esta ativdade.
Deixo aqui meus parabéns para os alunos e para a professora Carla!